Publicações

Governo quer tirar o direito ao segura-desemprego e da multa de 40% do FGTS dos trabalhadores

O Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GEAT) elaborado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, junto ao Governo Federa estuda a possibilidade da retirada do seguro-desemprego e da multa do FGTS dos trabalhadores.

De acordo com o grupo de estudos, o objetivo de acabar com os dois benefícios, tem como justificativa a diminuição da rotatividade de funcionários, trazendo mais recursos para empresas investirem em novas contratações.

De forma prática, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o número de desemprego no país, de forma que os recursos da multa do FGTS e do seguro-desemprego tenham outras finalidades.

Assim, com o fim do seguro-desemprego assim como da multa de 40%, a empresa deixaria de pagar esses valores aos trabalhadores demitidos e repassará os valores ao governo, onde todo o montante seria destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que teria o objetivo de beneficiar os trabalhadores que recebem até um salário e meio.

O GEAT, composto por juristas, acadêmicos e economistas.



Entre em contato com o nosso escritório